20 de jan. de 2014

♡ Dia do Farmacêutico

Farmacêutico é um profissional que trabalha na área da saúde, sucessor dos boticários e apotecários. Perito no uso de farmacos, medicamentos e o funcionamento dos mesmos no organismo humano ou animal. Ele pode exercer profissão em farmácias, hospitais, indústrias, laboratórios de análises clínicas, cosméticos, agricultura, transporte desenvolvimento de medicamentos, e etc. No Brasil, são cerca de 71 atividades diferentes! 
Na antiguidade o farmacêutico elaborava medicamentos a partir de princípios ativos presentes na natureza. Atualmente a maioria é de origem sintética. 

São Cosme e Damião - Padroeiros dos Farmacêuticos:

São Cosme e São Damião foram dois irmãos gêmeos, um médico e o outro farmacêutico, que atendiam os pacientes sempre em conjunto e sem cobrar qualquer coisa em troca. Cosme, como médico, diagnosticava e era encarregado do tratamento. Enquanto Damião, que era o farmacêutico, preparava os medicamentos que deveriam ser administrados. 

É importante ressaltarmos os méritos e as contribuições desta profissão para a sociedade. O dia de hoje é um motivo de comemoração para todos os farmacêuticos e também para aqueles que desfrutam do benefício de seu trabalho.

Juramento:
"Prometo que, ao exercer a profissão de Farmacêutico, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, gozem, para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário."



G, J.