22 de out. de 2013

♡ Dia do Paraquedista + Dia do Enólogo

Olá! Muitos não devem lembrar, porém, hoje (22/10), foi o dia sorteado para o Dia "D" do mês de Outubro (Se você não sabe o que é, clique aqui!). E, aqui está o primeiro post na categoria, onde vocês conhecerão melhor sobre o que é comemorado :) 





1. Dia do Paraquedista:





Creio que a maioria já adivinhou do que se trata somente pelo nome, mas, em todo caso: 
O dia do Paraquedista homenageia pessoas que praticam o paraquedismo [Really?] (Esporte onde se pula de aeronaves ou lugares fixos, em grandes alturas, fazendo o uso de um paraquedas para diminuir a velocidade de queda e evitar que a pessoa se machuque). 
O paraquedismo iniciou na mitologia, onde Dédalo, e seu filho Ícaro, buscavam alçar vôo com asas de penas de pássaro ligadas por cera. 
O primeiro registro oficial foi em 1306, com acrobatas chineses que se atiravam de muralhas e torres empunhando um dispositivo semelhante a um grande guarda-chuva que amortecia a chegada ao solo. 
Ou seja, já fazem 707 anos desde o primeiro salto (Oficialmente, pelo menos). O que é muito tempo! Então nada mais justo que os praticantes do esporte tivessem seu dia, não é mesmo?









2. Dia do Enólogo: 





Quando sorteamos o dia e vimos pela primeira vez a palavra "Enólogo", foi quase um susto, porém, após pesquisar sobre, achei extremamente legal que exista O dia do Enólogo.
Mas, vamos direto ao assunto:
Enólogo é um profissional formado que cuida de todo o processo de vinificação (A uva se tornando em vinho) e decide também quando o produto será vendido. Ou seja, ele é quase um manda chuva na área, pois é ele (Caso alguém não tenha entendido) o elaborador do vinho, e muitas vezes acaba cuidando do próprio marketing do produto. 
As disciplinas base da formação do Enólogo incluem: Vinificação, viticultura, marketing de vinhos, operações unitárias relacionadas a elaboração de vinhos, controle de qualidade e análise sensorial. Além de matérias como: Entomologia, fisiologia, matemática, estatística, geologia, botânica, microbiologia, física, economia, climatologia, química, entre outras.No Brasil, existe em Bento Gonçalves a Escola de Enologia, de nível médio e a Faculdade onde se formam os Tecnólogos de nível superior (Legal né? Mas nunca me daria bem vendo a quantidade de matérias que requerem cálculo). 





                                                                           

                                                                           G, J.
No