No conto "A Branca de Neve" a Rainha pergunta ao espelho: "Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?" e sabendo da existência de uma jovem linda, ela simplesmente manda matá-la. Desde que nos conhecemos por gente somos apresentados a conceitos de estética que, em algumas vezes, não nos encaixamos. Daí vale aquela velha frase: "O que importa é a beleza interna", porém sabemos que não é bem assim, a sociedade julga pela beleza exterior sim!
  Durante anos os filósofos tentam explicar se todas as pessoas acreditam em um mesmo padrão de beleza. Será que o que é belo pra mim, é belo pra você?
 
  Segundo Platão, o que percebemos no mundo sensível e achamos bonito só pode ser considerado belo porque se assemelharia à ideia de beleza que trazemos guardada em nossa alma, no caso, a beleza seria um modelo, no campo das ideias. Já para Hume, depende do gosto de cada pessoa, da maneira que ela vê e valoriza o que é belo, ou seja, o que é ou não belo é subjetivo. Eu particularmente, acredito em Hume, existem coisas, por exemplo, pinturas que eu amo e acho belíssimas, e outras pessoas as vêm apenas como rabiscos mal feitos.
  Mas Kant, apesar de acreditar que o conceito de beleza seja algo pessoal, acredita que existam aspectos universais nas avaliações estéticas. Justifica isso observando que vários objetos despertam em grande quantidade de pessoas o mesmo sentimento de beleza. O que faz sentido...
   Hegel foi um filósofo que trabalhou a questão estética historicamente, avaliando que depende do momento histórico e do desenvolvimento cultural da sociedade é que se determina o esteriótipo de beleza...esses fatores determinariam o que seria belo naquele momento. Também Hegel acreditava que a capacidade estética, além de ser subjetiva, seria formada a partir das relações objetivas da vivência social de cada um. Seria mais cultural e social, formadas pelo meio onde cada um vive. O que também faz sentido.
 Então, será a beleza determinada por cada pessoa, de maneiras diferentes, porém influenciadas pela sua cultura? 
Em "Receita de Mulher" Vinícius de Moraes diz: "As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental..."

Vinícius de Moraes 
  
  De certa forma, beleza é fundamental, mas não é tudo. Há pessoas que não são bonitas, mas são interessantes, inteligentes, que realmente eu gosto de conversar e conviver, tornando-as lindas pra mim. 
E o que é belo pra você?
E o que é belo pra você?
V, M.
 
 Neste Blog você encontrará "um pedacinho" de cada autora. Ele ainda está no comecinho, dando seus primeiros passos, mas espero que gostem do conteúdo. Qualquer crítica ou dúvida, pode ser feita por e-mail (
 
  
  Neste Blog você encontrará "um pedacinho" de cada autora. Ele ainda está no comecinho, dando seus primeiros passos, mas espero que gostem do conteúdo. Qualquer crítica ou dúvida, pode ser feita por e-mail ( 
 







