18 de dez. de 2013

♡ Dia do Museólogo


E aqui estamos em mais um Day "D"! 

Neste dia 18 de Dezembro comemoramos nada mais nada menos que o dia do Museólogo! 

A data é nacional e foi instituída em 31 de maio de 2004, por meio de um decreto presidencial, como reconhecimento pelo papel fundamental deste profissional para o fortalecimento da cultura brasileira. 

A data, além de ser uma homenagem, tem como objetivo incentivar e promover a importância da profissão exercida por um Museólogo, pois é ele quem organiza, administra, e também, é claro, preserva a cultura. 

“Em tempo de festa, às vésperas do Natal e do novo Ano, o Brasil nos convida a reconhecer e destacar o profissional da Museologia” 

“Com entusiasmo, o Ibram celebra a data e se dirige a cada Museólogo, na certeza de que a contribuição oferecida aos museus brasileiros é resultado de qualificada formação e esforço singular, em apaixonada adesão aos desafios da tarefa”

(Presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, em mensagem enviada aos museus brasileiros)

E deixo aqui minha mensagem também: Devemos nos orgulhar destes profissionais, ao contrário do que muitos pensam, os museus representam muito mais do que um acervo de coisas velhas, tudo que está lá, é, ou já foi, parte da nossa cultura e da nossa história. Vamos valorizar mais mais esses laços do nosso passado, e principalmente as pessoas que cuidam dos mesmos. 



Até mais
G, J.