Logo após a proclamação da República, em 15 de Novembro de 1889, foi convocada uma comissão para elaborar um projeto de Constituição e programaram-se eleições para a Assembléia Constituinte.
A nova Constituição foi promulgada (publicada) em 24 de fevereiro de 1891. Estabelecia um mandato de 4 anos para o presidente da República, que seria escolhido por eleições diretas (Os candidatos a exercer mandatos políticos são eleitos diretamente pelo povo); manteve 3 poderes de governo: Executivo, Legislativo e Judiciário. Anulando o Poder Moderador (Era aquele que se sobrepunha, o detentor de tal força poderia "se meter" [Digamos assim] nos assuntos dos outros 3); deu autonomia às antigas províncias, agora denominados estados; adotou o voto universal masculino, excluindo os analfabetos. Naquele período, a grande maioria da população era analfabeta.
O primeiro presidente foi escolhido, excepcionalmente, pela Assembléia Constituinte. Como candidatos apresentaram-se o marechal Deodoro da Fonseca e Prudente de Morais. O militar saiu vitorioso e foi empossado como presidente constitucional em 25 de fevereiro de 1891.
G, J.
Neste Blog você encontrará "um pedacinho" de cada autora. Ele ainda está no comecinho, dando seus primeiros passos, mas espero que gostem do conteúdo. Qualquer crítica ou dúvida, pode ser feita por e-mail (







